Português | English
Celebrou-se hoje, na residência do Sr. Embaixador de Portugal nos Estados Unidos, Francisco Duarte Lopes, e da sua esposa, Paula Duarte Lopes, o quinquagésimo aniversário do 25 de abril, em Washington, D.C. A receção contou com a presença de Kristin Kane, “Principal Deputy Assistant Secretary for Global Public Affairs” do Departamento de Estado Norte Americano, e da viúva do Embaixador Carlucci, Marcia Carlucci, que serviu em Portugal durante o delicado período de transição democrática que se seguiu à revolução.
Refletindo sobre o 25 de Abril de 1974, o Embaixador Francisco Duarte Lopes, dirigiu-se aos convidados, lembrando-os que a democracia nunca é perfeita, mas que é "importante ensinar as novas gerações que a democracia é infinitamente melhor do que a autocracia, e que mais do que a celebrar, precisamos concentrar os nossos melhores esforços para reforçar a nossa democracia, e melhor implementar os direitos humanos e liberdades fundamentais, para o benefício de presentes e futura gerações."
Tomando a palavra, a Kristin Kane leu uma carta enviada pelo Presidente Biden, Presidente dos Estados Unidos, ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, assinalando o aniversário da revolução de abril. Nela ele escreve:
Embaixador Francisco Duarte Lopes convida a todos a "reforçar a democracia para o benefício de presentes e futuras gerações"
Kristin Kane, Principal Deputy Assistant Secretary for Global Public Affairs, lê uma carta do Presidente Biden
"Caro Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, felicito-o a si e ao povo de Portugal pelo 50º aniversário da sua democracia e celebro o espírito corajoso que alimentou a Revolução dos Cravos e triunfou sobre o autoritarismo. Este marco sublinha o compromisso duradouro com a liberdade e a democracia partilhado por ambos os países. Portugal foi um dos primeiros países a reconhecer os Estados Unidos após a nossa revolução, e os nossos antepassados brindaram a Declaração da Independência com vinho da Madeira. Os laços transatlânticos vitais e duradouros entre as nossas nações, incluindo o nosso vínculo como Aliados da OTAN, constituem uma base de valores partilhados e de respeito mútuo que se fortaleceram ao longo dos nossos 233 anos de relações diplomáticas.
Estamos gratos pela liderança e parceria de Portugal com os Estados Unidos na promoção das normas democráticas a nível mundial. Juntos, enfrentámos desafios e forjámos uma parceria resiliente que continua a prosperar no século XXI”.
Aqui nos Estados Unidos, a diáspora portuguesa tem desempenhado um papel fundamental na formação da paisagem cultural e económica através da língua, da música, da culinária e do empreendedorismo. Os Luso-Americanos deram contributos significativos para a nossa própria democracia numa vasta gama de domínios, desde servir como Membros do Congresso até ao meio académico, aos cuidados de saúde e à tecnologia – criando empregos, promovendo a inovação e contribuindo para o crescimento e vitalidade do nosso país.
Ao celebrarmos os 50 anos de Portugal desde o regresso de Portugal à democracia, esperamos um futuro marcado por laços ainda mais fortes e por uma colaboração contínua baseada nos nossos valores comuns e no compromisso partilhado com os princípios democráticos".
O evento reuniu perto de 350 pessoas na residência do Embaixador, entre eles o Embaixador de Angola nos Estados Unidos, o Sr. Agostinho VanDunen, vários oficiais eleitos, diplomatas, cônsules honorários, e outras personalidades americanas e portuguesas.
De assinalar ainda o concerto de guitarra portuguesa oferecido pela conceituada guitarrista portuguesa, Marta Pereira da Costa, que tocou várias peças significativas à data, como o "Grândola Vila Morena" e o "E Depois do Adeus".
Embaixador Francisco Duarte Lopes, com Cônsul Honorário, Carolina Rendeiro, em Miami, e Luis Camara Manoel, Consul Honorário de Portugal em Utah, acompanhados pela Dra. Suzana Santos, PhD.
Aceda aqui para reler noticias arquivadas