Português | English
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO ONCOLÓGICO, INCUBAÇÃO, INOVAÇÃO E UM "PORQUÊ PORTUGAL" MARCAM ÚLTIMO DIA DA VISITA DO EMBAIXADOR
O ultimo dia da visita do Embaixador de Portugal, Francisco Duarte Lopes, começou com uma visita ao Huntsman Cancer Institute, uma instituição de pesquisa e desenvolvimento oncológico, e hospital oncológico associados ao sistema de saúde da Universidade de Utah.
Após esta visita, o World Trade Center Utah (WTC), e o Governor's Office of Economic Opportunity (GOEO), organizaram um encontro de investidores locais para os sensibilizar sobre as fantásticas oportunidades que Portugal apresenta.
Palestrantes incluíram o Sr. Embaixador de Portugal, Francisco Duarte Lopes, Ryan Starks, que serve como Director Executivo do Governor's Office of Economic Opportunity, Jonathan Freedman, o atual CEO do World Trade Center Utah, e Pedro Macedo Leão, Diretor da AICEP.
Pedro Macedo apresentou dados e estatísticas referentes ao clima empresarial português, e convidou os participantes a considerar os setores económicos e oportunidades mais rentáveis, em particular a indústria dos semicondutores, a energia sustentável, a aeronáutica, industria automóvel, e de componentes eletrónicos.
De acordo com a AICEP, o investimento externo em Portugal encontra-se em franco crescimento, com recentes investimentos norte-americanos, alemães, sul-coreano, franceses, japonese, entre muitos outros. Lembrou ainda aos presentes que Portugal apresenta um ambiente propício a "start-ups", incubação e aceleração de empreendimento, com mais de 4,719 startups ativos, de acordo com um relatório da Startup & Entrepreneurial Ecosystem Report de 2024. Lisboa, Porto, Coimbra e Braga são alguns dos polos de desenvolvimento e de inovação mais atrativos, com mais de 150 incubadoras e aceleradores ativos, e com resultados demonstrados em cinco recentes unicórnios.
Em termos de mão de obra qualificada, Portugal apresenta um número elevado de profissionais qualificados, uma base de talento invejável, com aproximadamente 30% dos estudantes universitários matriculados em programas STEM (446,028 estudantes), e segundo a OECD, o 3º lugar no ranking de graduados em cursos de engenharia.
O dia terminou com uma visita ao Utah Network for Integrated Computing and Semiconductor Research and Education (UNICOS) e ao BIOHIVE, ambos incubadores de inovação da Universidade de Utah, focados no desenvolvimento de empreendimentos nos setores semicondutores e biotecnológicos.
No Huntsman Cancer Institute, com o Dr. Sach Apte, Chief Clinical Officer
O Huntsman Cancer Institute é uma das instituições de pesquisa e desenvolvimento oncológico mais conceituadas nos Estados Unidos da America.
Pedro Macedo Leao, Diretor da AICEP, apresenta argumentos persuasivos para investir em Portugal
O encontro foi organizado pelo World Trade Center Utah, e pelo Governor's Office of Economic Opportunity
O Dr. Hanseup Kim, Diretor do UNICOS demonstrou como a nanofabricação está a mudar a indústria de semicondutores.